Como realizar o backup/restore de um banco de dados Firebird

Entre em contato conosco da P1S PRIME SOLUTION clicando aqui, adquira o OCEAN ERP, o melhor software de gerenciamento empresarial e proporcione agora mais agilidade e eficiência a sua empresa.

Siga os passos abaixo para realizar o backup/restore do banco de dados do OCEAN ERP:

Primeiramente, abra o IbExpert. Caso o banco de dados não esteja registrado, clique com o botão direito do mouse no quadro Database Explorer e clique na opção Register Database, como mostra a imagem acima.

 

Na tela de registro, preencha os campos conforme imagem acima e, no fim, clique no botão Register.

 

Conforme mostra a imagem acima, o banco de dados do Ocean foi registrado com sucesso.

 

Registre também a FbClient.Dll no ambiente do IbExpert. Para isso, clique em Options/Environment Options, conforme imagem acima.

 

No campo Default Client Library, informe onde se encontra a FbClient.DLL. Terminada a configuração, clique em Ok para fechar essa tela.

 

Vamos iniciar com o backup do banco de dados. Para isso, clique em Services/Backup Database.

 

Na tela que surgirá, preencha os campos conforme ilustração acima e, no final, clique em Start Backup.

 

Quando o backup das informações estiver concluído, no final da janela de mensagens irá aparecer escrito: IBE: Backup Completed. Clique em Close para sair dessa tela.

 

Voltamos à tela inicial do IbExpert e o backup das informações foi concluído com sucesso. Agora iremos preparar um novo banco de dados vazio para receber os metadados e as informações do banco de dados.

 

Utilizando o Windows Explorer, vá aonde está salvo o banco de dados e seu backup de dados, como mostra a imagem acima.

 

Dentro dessa mesma pasta, cole um BD_Manutenção.MFK. Iremos usá-lo como banco de dados vazio.

 

Como mostra a imagem acima, renomeie o banco de dados BD.MFK para old001_BD.MFK. Vamos fazer um arquivo morto do nosso banco de dados atual.

 

Renomeie o BD_Manutenção.MFK para BD.MFK. Vamos utilizar esse novo banco de dados para dar partida no processo de restore.

 

No final do processo, teremos os três arquivos exibidos na imagem acima.

 

Volte para o IbExpert e acesse o menu Restore Database, conforme mostra a imagem acima.

 

Prencha a tela que se surgirá, conforme mostra a imagem acima. Cuidado: qualquer erro pode comprometer a restauração correta dos dados.

 

Por fim, clique no botão Start Restore. Caso seja pedido o usuário e senha, informe SYSDBA e masterkey respectivamente.

 

O processo de restore dos dados será iniciado. Ao encerrar aparecerá no final da janela de restore a seguinte informação: IBE: Restore completed. O processo de restore foi finalizado com sucesso. Clique no botão Close para sair dessa janela.

 

Voltamos à tela inicial do IbExpert e o processo de criação de um novo banco de dados foi concluído com sucesso.

 

Muitas vezes, recompilamos os índices do banco de dados com o objetivo de melhorar sua performance. Para isso, abra o banco de dados clicando duas vezes sobre ele. Depois, clique com o botão direito do mouse em índices e, depois, clique na opção Recompute selectivity of all indices, como mostra a imagem acima.

 

Ao encerrar a recompilação, surgirá o botão close no final da janela de mensagens. Clique nele para finalizar o procedimento. Feche o IbExpert, o backup/restore dos dados foi realizado com sucesso!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta